A vereadora Lindocréia dos Santos Camargo — Cléo Camargo (Solidariedade), ao usar a palavra durante Audiência Pública, de Prestação de Contas do 1º, 2º e 3º Quadrimestre de 2022, questionou a falta de informações sobre os serviços prestados através do hospital local à prefeitura de Araputanga (a 338 km de Cuiabá).
“Ficou demonstrado que eles [hospital] não fazem a manutenção do sistema e por isso os dados não batem com a realidade. Como são registrados esses atendimentos? São por consultas? Como são repassados para a Secretaria Municipal de Saúde?”, questionou Cléo Camargo.
A unidade hospitalar recebe da Prefeitura Municipal de Araputanga mais de R$ 3,5 milhões por ano. Conforme o secretário de saúde Hudson Cunha, as informações sobre os serviços prestados são feitas por relatório simplificado. “Traz o nome do paciente, qual foi o atendimento e a forma do atendimento”, afirmou o secretário ao apontar a necessidade de implantação e manutenção do sistema pelo hospital.
“Houve questionamentos sobre os gastos com o hospital e eu sei, é uma questão minha também de muitos anos, o que nós pagamos poderíamos ter um serviço melhor prestado à população. [...] Se joga realmente muito dinheiro pelo ralo”, afirmou o vice-prefeito Marco Aurélio Barros — Markinhos da Saúde (PSD).
A audiência pública de Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi realizada em cumprimento à Lei Complementar n.º 141, de 13 de janeiro de 2012, que diz que o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) elabore relatório detalhado, esclarecendo a população sobre as ações realizadas.
Durante a Audiência Pública, foi apresentado o relatório sobre as finanças, números de atendimentos e ações de saúde realizadas no 1º, 2º e 3º quadrimestre de 2022. Questionado, o secretário se comprometeu em realizar a prestação de contas quadrimestralmente, conforme determina a Lei.
Além do prefeito, vice-prefeito e servidores públicos, participaram da Audiência Pública a vereadora Cléo Camargo e os vereadores Ulisses Ferreira (PDT), Gilmar de Souza Silva — Gilmar do Tota (PDT) e Antônio Carlos Pereira da Cruz — Toninho Cabeleireiro (Republicanos).
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Popular Online e receba notícias em tempo real.
*Matéria atualizada às 09h39min.
Cerca de 140 alunos da rede municipal lançaram livros físicos em evento marcado por emoção e reconhecimento
Projeto amplia “Maio Furta-Cor” e institui diretrizes permanentes para a saúde mental materna na rede pública
Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.